A história da invisibilidade e o futuro da camuflagem (Parte 1)

Read Time:2 Minute, 27 Second

Resolvi pesquisar e conhecer o passado de como iniciou-se a camuflagem e quem foram os primeiros a usá-la, para não se tornar muito extenso essa matéria será dividida em 4 partes.

A camuflagem atual tem uma história relativamente recente. No nascimento das guerras modernas, no século XVIII – quando surgiram os rifles de longo alcance – o conceito de camuflagem incluía se vestir de verde-floresta ou cinza-campo. Na Primeira Guerra Mundial, as tropas experimentavam a “camuflagem dazzle“, que tornava difícil medir com instrumentos a proximidade de uma embarcação à distância. Logo a técnica passou a ser usada em humanos.

historia-camuflagem-3
1917: um soldado na Primeira Guerra Mundial usando camuflagem primitiva. Imagem via National Archives/Department of Defense.

No início da Segunda Guerra Mundial, surgiram as reconhecíveis manchas em forma de rins das camuflagens mais modernas — e dali as coisas evoluíram rapidamente. No final da guerra, pintores modernos ajudaram a desenvolver padrões ópticos para enganar os olhos, pegando ideias emprestadas do cubismo e da op art (arte óptica).

 A história esquecida de como a arte moderna ajudou na Segunda Guerra Mundial.historia-camuflagem-4
Um soldado aliado durante a Segunda Guerra Mundial. Imagem: gunbarrel/US Military Forum.

No final da década de 1970, contudo, o exército americano passou a usar um novo tipo de padrão, pouco popular, chamado de “textura dupla”, uma versão primitiva da camuflagem “digital” que conhecemos hoje. A textura dupla usava quadrados perfeitos de cor para imitar dois padrões de uma vez só: um menor e um maior, efetivos a várias distâncias.

Era um precursor da camuflagem digital, mas só na década de 90 nasceu a versão desenvolvida em computadores – e ressurgiu o estudo científico dessa área. Um oficial do exército chamado Timothy O’Neill, “o avô da camuflagem moderna“, foi um pioneiro com seus pequenos quadrados de cor, capazes de enganar os olhos para que vissem um soldado ou caminhão apenas como parte do plano de fundo.historia-camuflagem-5
Camuflagem de textura dupla dos anos 1970 e 1980. Imagem: United Dynamics.

Por que pixels fazem um trabalho melhor que as tradicionais manchas? Porque pixels são melhores em imitar padrões fractais, que nossos olhos interpretam como ruído. Sem se parecer com a “natureza”, a camuflagem digital não nos dá nenhum ponto para fixar a visão.

Mas o olho tem uma anatomia complexa, e é quase impossível recriar o mesmo truque óptico para milhões e milhões de soldados em um número infinito de ambientes. Por isso, surgiu uma indústria de empreiteiros e engenheiros independentes, cada um trabalhando em sua própria variante da camuflagem digital — incluindo os quatro finalistas dos Esforços de Aperfeiçoamento da Camuflagem.historia-camuflagem-6
Encontre os US4CES: imagem mostra o finalista da ADS Inc.’s e Guy Cramer na competição de camuflagem. Imagem: Hyperstealth.

Na próxima semana mais um conteúdo sobre camuflagem…aguardem e confiram!

2º POST: https://airsoftrs.com/a-historia-da-invisibilidade-e-o-futuro-da-camuflagem-parte-2/

CURTAM E COMPARTILHEM !!!

FONTE: http://m.gizmodo.uol.com.br/historia-camuflagem

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Comentários

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%
×